O que a icterícia indica?

O que a icterícia indica?

icteríciaA icterícia é o amarelamento dos olhos e da pele, e é um sintoma frequente de problemas no fígado, na vesícula biliar ou no pâncreas. Essa coloração amarelada se dá em função da bilirrubina, produzida quando a hemoglobina se degrada.

Uma das funções do fígado é remover essa bilirrubina do sangue; depois disso, através do duto biliar, essa substância é levada ao intestino como parte da bile. Quando, por exemplo, existe excesso de bilirrubina no sangue, o fígado não consegue retirá-la adequadamente, causando a icterícia. Outra possibilidade é que o ducto biliar esteja bloqueado, por exemplo, por cálculos biliares ou inflamações.

Doenças que causam a icterícia

Como já foi mencionado, a icterícia é um sintoma que pode aparecer em diferentes doenças. Veja algumas:

  • Hepatite B e C;
  • Cirrose e tumor hepático;
  • Tumor biliar;
  • Cálculo biliar;
  • Tumor pancreático.

Qualquer doença que prejudique a capacidade do fígado de remover a biliburrina, ou de lançá-la para o intestino, faz com que surja o sintoma da icterícia.

Tratamento

O tratamento varia de acordo com a doença que causou a icterícia, uma vez que esta é apenas um sintoma. Por isso, caso o paciente perceba o amarelamento dos olhos ou da pele, deve marcar imediatamente um consulta ao médico.

Vale lembrar que muitas doenças demoram a apresentar sinais, o que dificulta o tratamento. Por isso, é importante dar atenção a sintomas como esses, o que possibilita um  diagnóstico precoce e tratamento mais simples.

No Comments Yet.

Deixe um comentário


− dois = 4