(41) 3264-6719 ou (41) 3264-3029 ou (41) 99935-5557   -   faleconosco@medicodofigado.com.br

cancer pancreasComo já mencionamos em artigos anteriores, o pâncreas é o órgão responsável pela produção de enzimas digestivas e de insulina. O câncer de pâncreas não costuma apresentar sintomas específicos, principalmente em estágios iniciais, o que dificulta bastante o diagnóstico precoce. Além disso, esse órgão é localizado na parte superior do abdome e atrás do estômago, o que também torna o diagnóstico mais difícil.

Quando se consegue identificar o tumor em seus estágios iniciais, normalmente é de maneira incidental, quando o paciente faz ultrassonografia com outros objetivos. Nesses casos, o câncer pode ser curado, e o tratamento mais comum é a remoção cirúrgica do tumor.

Por outro lado, quando o câncer encontra-se em estágios mais avançados, somente medidas paliativas são possíveis. Uma delas é a aplicação de uma endoprótese, que alivia os sintomas. A quimioterapia e a radioterapia, associadas ou não, podem aliviar os sintomas e reduzir o tamanho do tumor.

Na maioria das vezes, o câncer de pâncreas atinge pessoas acima de 50 anos, com maior cancer steve jobsincidência a partir de 60 anos, normalmente homens. A expectativa de vida de pacientes com esse tipo de câncer é de 5 anos, em média.

Steve Jobs

O empresário Steve Jobs, da Apple, foi diagnosticado com câncer de pâncreas em 2004, aos 49 anos. O tumor de Jobs era raro, chamado neuroendócrino. Em 2009, o empresário teve de passar por um transplante de fígado, órgão que também foi afetado pelo câncer. Em 2011, aos 56 anos, Jobs faleceu depois de 7 anos lutando contra o câncer.

Dr. João Nicoluzzi

Médico especialista em cirurgias e transplantes de fígado, pâncreas e vias biliares.

Deixe uma resposta

Fechar Menu