(41) 3264-6719 ou (41) 3264-3029 ou (41) 99935-5557   -   faleconosco@medicodofigado.com.br

transplante de fígado no brasil

Como já mencionamos em artigos anteriores, existem alguns tipos de transplante de fígado: usando o órgão de um doador com morte cerebral; usando o órgão de um doador vivo; ou usando metade dos órgãos de dois doadores. Já foram realizados todos esses tipos de transplante de fígado no Brasil: os dois últimos são os mais complexos, e foram realizados com sucesso pelo Hospital Angelina Caron em Curitiba.

O paciente pode receber alta do hospital cerca de uma semana ou 11 dias depois de realizar o transplante. Os principais cuidados após o procedimento são a ingestão de medicamentos imunossupressores e as visitas regulares ao médico.

Medicamentos imunossupressores

O novo órgão é um corpo estranho para o organismo. Por isso, é natural que o sistema imunológico tente atacá-lo e eliminar a possível ameaça. Os medicamentos imunossupressores são essenciais para que não ocorra a rejeição do fígado transplantado.

Esses medicamentos causam uma baixa de imunidade do organismo, e por isso podem gerar outros problemas. A pressão arterial tende a aumentar, há a diminuição do número de plaquetas e glóbulos brancos, entre outros. A longo prazo, o aparecimento de doenças infecciosas é facilitado.

A quantidade de drogas imunossupressoras logo após o transplante é elevada. No entanto, ao longo do tempo chega-se a uma quantidade mínima de medicamentos, mas que nunca podem deixar de ser tomados.

O acompanhamento médico é de alta importância após a realização da cirurgia, principalmente durante o primeiro ano. Isso é necessário não só pelo órgão transplantado, mas também por essas complicações que podem ser geradas com os medicamentos.

Após o transplante, o paciente poderá trabalhar e fazer atividades físicas normalmente. A dieta também poderá permanecer normal, na maioria dos casos. Somente quando o paciente desenvolve pressão arterial alta devido à diminuição da imunidade, deve evitar o sal.

Dr. João Nicoluzzi

Médico especialista em cirurgias e transplantes de fígado, pâncreas e vias biliares.

Deixe uma resposta

Fechar Menu